Os Livros do Odenir

MEU LIVRO DE FICÇÃO CIENTÍFICA, MINHAS OPINIÕES E MUITO MAIS!

Posts tagged jogos

Fazer jogos sem programar

Aprender a programar é uma tarefa tão complicada que… existe faculdade pra isso! Claro que também existem pessoas que aprendem por conta própria. Eu admiro a programação, porém, acho que não gostaria de aprender a programar. Não é a minha praia.

Entretanto, pra criar jogos, pelo menos jogos simples, não é necessário aprender a programar. Isso é possível com o programa chamado Game Maker. Claro que, se você sonha em quem sabe um dia fazer parte de uma equipe que faz jogos avançados, provavelmente terá que aprender a programar bem, ou desenhar tridimensionalmente, ou a trabalhar com som, ou a escrever roteiros…

Nos créditos dos jogos mais famosos, podemos ver o tamanho das equipes, que geralmente contam com muita gente. É certo que existem jogos criados por poucas pessoas que fazem muito sucesso. Mas jogos assim, com bons gráficos e mapas grandes, e boa jogabilidade são raros.

Já jogos em Flash, ou HTML5, que rodam no próprio navegador, existem aos montes e acredito que quase todo mundo já jogou algum. Existe também uma versão do Game Maker pra jogos HTML5, mas esta é uma versão apenas paga, diferentemente da versão 8.0 Lite pra Windows, que estou usando, que é gratuita.

Com a Lite posso criar jogos executáveis no Windows. No site da YoyoGames está disponível a versão 8.1. Lembrando que versão Lite, lhe permite criar jogos, mas com algumas restrições. Entretanto, a versão 8.0 Lite que estou usando, está sendo mais que o suficiente pra mim. Pra quem quer ganhar dinheiro com seus jogos (quem domina muito bem o programa, sabe programar pra modificar o jogo, etc), existe a versão paga, que lhe permite comercializá-los, com qualidade.

Por mais que não necessite de programação, no começo é complicado aprender, mas nada que tutoriais no You Tube, ou em fóruns por aí não resolvam, pra quem tem paciência e quer mesmo se divertir criando os jogos.

Mapa do meu jogo: Norte do Paraná

A imagem acima, é de um jogo que estou criando. Algumas imagens, como a do helicóptero e das cidades, criei por conta própria, no editor de imagens do próprio Game Maker. Outras, como as nuvens que se movem atrás, já vieram no programa, e ainda algumas, como os foguetes, já vieram com o programa, mas modifiquei-as.

O jogo se passa aqui na região norte do Paraná. É possível observar à esquerda a cidade de Maringá, onde moro, e à direita Londrina.

O jogo está pronto, porém ainda muito simples, então estou tentando melhorar o movimento das naves e aumentar o tamanho e a qualidade da história. Quando ficar pronto, vou disponibilizá-lo aqui no blog.

Como gosto de escrever, meu objetivo ao criar o jogo está na roteirização. Adaptar uma história ao jogo é bem interessante, principalmente quando já posso ver o jogo em ação, como na imagem. Mais pra frente vou escrever mais sobre o meu jogo de helicóptero contra discos voadores e sua história.

Se você quer fazer outro tipo de jogo, existem também outros programas para criação de jogos sem programação, e acho que o mais famoso é o RPG Maker, que conta com versões gratuitas de teste (onde você pode usar o programa apenas por alguns dias) e versões pagas.

Filed under jogos programar