Os Livros do Odenir

MEU LIVRO DE FICÇÃO CIENTÍFICA, MINHAS OPINIÕES E MUITO MAIS!

Gripen NG: detalhes, vídeo e imagens do novo caça do Brasil

Finalmente o governo escolheu o novo caça da Força Aérea Brasileira. Trata-se do Gripen NG, de origem sueca. O francês Rafale e o americano F-18 Super Hornet perderam a concorrência por muitos fatores. O francês não venceu principalmente pelo alto custo, e o americano por causa do escândalo da espionagem americana.

Dados do Gripen NG, a aeronave vencedora:

Comprimento: 15,2 m

Envergadura da asa (incluindo os lançadores): 8,6 m

Altura geral: 4,5 m

Peso máximo na decolagem: 16,5 toneladas

Velocidade máxima: M2.0 e supersônica em todas as altitudes

Empuxo: > 22.000 lb

Carga útil: 7,2 toneladas

Combustível máximo: 7 toneladas

Super Cruise: > M 1.2 

Manobrabilidade: 9 g

Alcance máximo: > 4000 km

Distância de pouso: < 500 m

Substituição de motor: < 1 hora

Tempo de imobilização no solo: < 10 min

Custo por hora de voo: < US$ 4000

Vídeo da Saab, fabricante da aeronave (está em inglês, mas mesmo para quem não entende a língua, é possível entender algumas das capacidades só pelas imagens, como o funcionamento do sistema de radar):

Conforme visto no vídeo, o avião tem capacidade de decolar e pousar em pistas curtas, como trechos de rodovias, o que é um importante fator estratégico.

O custo da hora de voo pode parecer alto, pois 4 mil dólares é muito dinheiro, mas os caças concorrentes possuem hora de voo ainda mais cara, pois são caças de duas turbinas.

É esta bela aeronave que terá o papel de proteger o Brasil nas próximas décadas, sob o comando de pilotos bem treinados.

Um dos melhores pontos do Gripen NG é seu poderoso radar, em um sistema no qual quando um dos caças enxerga o inimigo, os outros caças em combate também recebem as informações do posicionamento do alvo.

A FAB possui hoje caças muito velhos para a defesa do país, mas em breve irá contar com um dos caças mais avançados do mundo, que será fabricado aqui mesmo, no Brasil.

Filed under Gripen caça FAB